quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SERMÃO DA SEXAGÉSIMA- ROTEIRO DE ESTUDO

SERMÃO DA SEXAGÉSIMA
Padre Antônio Vieira
ROTEIRO DE ESTUDO
1. O que é um sermão? A que gênero literário pertence? Quais as características do gênero?
2.Quem foi o Padre Vieira?
3. Qual era o contexto histórico de Portugal na época em que a obra foi escrita?
4. O que quer dizer “Sexagésima” e por que o sermão tem esse nome?
5.Quando, onde e para quem o sermão foi pregado?
6.Pesquise e traduza: “Semen est verbum Dei” – S.Lucas, VIII, 11
7. “E se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje tão desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador!
Explique o motivo de Padre Vieira ter iniciado o sermão dessa forma.
8.Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que ‘saiu o pregador evangélico a semear’. (...) “Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair”. Qual a diferença?
9. “Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos: Exiit seminare.”
Explique a paranomásia paço e passos . Comente a colocação de Vieira.
10. “Mas daqui mesmo vejo que notais (e me notais) que diz Cristo que o semeador do Evangelho saiu, porém não diz que tornou porque os pregadores evangélicos, os homens que professam pregar e: propagar a Fé, é bem que saiam, mas não é bem que tornem.” Por que os pregadores do Evangelho deveriam sair e não voltar?
11. “Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos,
espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo?” Explique a analogia proposta pelo Padre Vieira.
12. “A natureza insensível o perseguiu nas pedras, a vegetativa nos espinhos, a sensitiva nas aves, a racional nos homens. E notai a desgraça do trigo, que onde só podia esperar razão, ali achou maior agravo. As pedras secaram-no, os espinhos afogaram-no, as aves comeram-no; e os homens? Pisaram-no”. Comente e explique a “desgraça do trigo”
13.Quando Cristo mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: Euntes in mundum universum, praedicate omni creaturae: "Ide, e pregai a toda a criatura". O que quis dizer com isso?
14. “Tudo isto padeceram os semeadores evangélicos da missão do Maranhão de doze anos a esta parte.” A que padecimentos se refere Padre Vieira?
15. “Agora torna a minha pergunta: E que faria neste caso, ou que devia fazer o semeador evangélico, vendo tão mal logrados seus primeiros trabalhos? Deixaria a lavoura? Desistiria da sementeira? Ficar-se-ia ocioso no campo, só porque tinha lá ido? Parece que não.” O que você faria?
16. “Oh que grandes esperanças me dá esta sementeira! Oh que grande exemplo me dá este semeador!” Fale sobre essas esperanças e esse exemplo.
17. “O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens.” Explique, detalhadamente, o trecho.
18. “Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, porque não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão.”. Justifique essa dúvida .
19. “Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir.” Que intenção poderia ter o Padre Vieira com relação aos pregadores presentes ao sermão?
20. “Fazer pouco fruto a palavra de Deus no Mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus.” Observe e comente o raciocínio lógico que Vieira faz para demonstrar cada uma das possibilidades.
21. “Os ouvintes ou são maus ou são bons; se são bons, faz neles fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito.” Diferencie os bons e os maus ouvintes , do ponto de vista de Vieira.
22. “Sabeis, cristãos, porque não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis, pregadores, porque não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa nossa.” Comente a conclusão a que chega o Padre Vieira.
23.Quais são as cinco circunstâncias que Vieira aponta no pregador?

24. “Será porventura o não fazer fruto hoje a palavra de Deus, pela circunstância da pessoa?” Sintetize a explanação do Padre Vieira para essa circunstância.
25. “Entre o semeador e o que semeia há muita diferença.”. Explique essa diferença.
26. “Antigamente convertia-se o Mundo, hoje porque se não converte ninguém? Porque hoje pregam-se palavras e pensamentos,antigamente pregavam-se palavras e obras”. Comente a mudança apontada pelo autor.
27. “Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos?” Comente as críticas feitas ao estilo da época.
28. “Já que falo contra os estilos modernos, quero alegar por mim o estilo do mais antigo pregador que houve no Mundo. E qual foi ele? -- O mais antigo pregador que houve no Mundo foi o céu.” Como é descrito esse estilo?
29. “O estilo culto não é escuro, é negro, e negro boçal e muito cerrado. E possível que somos portugueses e havemos de ouvir um pregador em português e não havemos de entender o que diz?” Pesquise o Cultismo e o Conceptismo barrocos, diga a qual dessas tendências pertenceu Vieira e comente a frase destacada
30. “Será pela matéria ou matérias que tomam os pregadores?” Segundo o autor, como o pregador deve tratar a matéria da pregação?
31. “Será porventura a falta de ciência que há em muitos pregadores? Muitos pregadores há que vivem do que não colheram e semeiam o que não trabalharam”. Esclareça essa colocação
32. “Será finalmente a causa, que tanto há buscamos, a voz com que hoje falam os pregadores?” Escolha dois exemplos dados por Vieira e comente-os
33. “As palavras que tomei por tema o dizem. Semen est verbum Dei. Sabeis, Cristãos, a causa por que se faz hoje tão pouco fruto com tantas pregações? É porque as palavras dos pregadores são palavras, mas não são palavras de Deus.” Explique a frase
34.Por que Vieira diz que os pregadores: “Pregam palavras de Deus, mas não pregam a palavra de Deus.”
35. “Pouco disse S. Paulo em lhe chamar comédia, porque muitos sermões há que não são comédia, são farsa.” Justifique essa afirmação.
36. “A doutrina de que eles zombam, a doutrina que eles desestimam, essa é a que lhes devemos pregar, e por isso mesmo, porque é mais proveitosa e a que mais hão mister”
37.”Pois o gostarem ou não gostarem os ouvintes! Oh, que advertência tão digna! Que médico há que repare no gosto do enfermo, quando trata de lhe dar saúde? Sarem e não gostem; salvem-se e amargue-lhes, que para isso somos médicos das
almas.” Comente a frase
38. “A pregação que frutifica, a pregação que aproveita, não é aquela que dá gosto ao ouvinte, é aquela que lhe dá pena. Quando o ouvinte a cada palavra do pregador treme; quando cada palavra do pregador é um torcedor para o coração do ouvinte; quando o ouvinte vai do sermão para casa confuso e atónito, sem saber parte de si, então é a preparação qual convém, então se pode esperar que faça fruto: Et fructum afferunt in patientia.”. Explique a situação
39. Comente o conselho que Vieira dá aos pregadores: “Semeadores do Evangelho, eis aqui o que devemos pretender nos nossos sermões: não que os homens saiam contentes de nós, senão que saiam muito descontentes de si; não que lhes pareçam bem os nossos conceitos, mas que lhes pareçam mal os seus costumes, as suas vidas, os seus passatempos, as suas ambições e, enfim, todos os seus pecados.”
40. “Veja o Céu que ainda tem na terra quem se põe da sua parte. Saiba o Inferno que ainda há na terra quem lhe faça guerra com a palavra de Deus, e saiba a mesma terra que ainda está em estado de reverdecer e dar muito fruto: Et fecit fructum centuplum” . Fale sobre a situação apontada por Vieira.. .

PERGUNTAS E RESPOSTAS COMPLETAS DEVERÃO ESTAR NO CADERNO E SEREM APRESENTADAS, SE HOUVER SOLICITAÇÃO.
• QUANTO MAIS COMPLETAS AS RESPOSTAS E MELHOR APRESENTADAS, MELHOR SERÁ O CONCEITO.
AVALIAÇÕES:
1º.A 27/09
1º.B 28/09
1º.C 27/09
1º.D 28/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário