quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A ARTE DE LER O QUE NÃO FOI DITO

A ARTE DE LER O QUE NÃO FOI DITO
( Pressuposto e subentendido)


VOCÊ SABE LER?

Se você chegou até aqui, eu espero sinceramente que a resposta seja "Sim".
É até provável que você não só tenha dado essa resposta mentalmente, como a tenha feito acompanhar de um sorriso desdenhoso e uma exclamação como "É claro!".
No entanto, saiba que boa parte das pessoas que responde a tal pergunta com um sonoro "Sim", na verdade deveriam simplesmente dizer, "Não como gostaria".
E isso não tem nada a ver com o alfabeto.

Agora atenção, você:

>Chega ao fim de um livro sem conseguir lembrar do início?

>Frequentemente cochila durante uma leitura mais longa, mesmo quando o assunto interessa?

>Várias vezes compra um livro aparentemente bom para descobrir, depois de quinze páginas, que ele não é nada do que imaginava?

>Tem dificuldade para resumir as ideias principais do autor, e quando tenta acaba sempre produzindo resumos muito maiores que o desejável?

>Está sempre tendo de queimar os neurônios com livros difíceis de entender, mas obrigatórios para um curso, trabalho ou aula?

>Toda vez que vê um colega falar sobre uma leitura que você também fez, acaba se perguntando, "como é que eu não vi isso?"...

SIM?!

Se as respostas forem sim, cuidado, pois praticamente todos os que buscam a leitura são alfabetizados, porém isto não significa que sejam bons leitores.

Estes são capazes de reconhecer palavras e frases, apreender-lhes o significado e pronunciá-las em voz alta.

Uma parte expressiva deles pode até se dar ao luxo de identificar e corrigir erros gramaticais ou ortográficos daquilo que leem.

Uma parte menor ainda é habilitada para sintetizar o conteúdo do que lê, mesmo quando se trata de assuntos fora de alguma especialização que por acaso possuam.

Finalmente, uma pequena minoria não só é capaz de discutir, mas também de fazê-lo com competência, identificando ideias principais e secundárias, a linha de argumentação usada para expô-las, os pontos fracos e fortes de cada argumento, e, se for o caso, compará-los com os de outras fontes e assim chegar a uma conclusão.

Este último grupo não apenas assimila informação, mas a processa, avalia e a transforma em conhecimento.

A que grupo você pertence?

Observe a seguinte frase:

Fiz faculdade, mas aprendi algumas coisas.

Nela, o falante transmite duas informações de maneira explícita:
a) que ele frequentou um curso superior;
b) que ele aprendeu algumas coisas.

“MAS”...

Ao ligar essas duas informações com um “mas”, o falante comunica também, de modo implícito, sua crítica ao sistema de ensino superior, pois a frase passa a transmitir a ideia de que nas faculdades não se aprende nada.

Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas.

Para realizar uma leitura eficazmente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos.

Leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas.

Caso contrário, ele pode passar por cima de significados importantes e decisivos ou o que é pior pode concordar com coisas que rejeitaria se as percebesse.

Não é preciso dizer que alguns tipos de texto exploram, com malícia e com intenções falaciosas, esses aspectos subentendidos e pressupostos.

PRESSUPOSTOS

São aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode percebera partir de certas palavras ou expressões contidas na frase.

Assim, quando se diz: O tempo continua chuvoso, comunica-se de maneira explícita que, no momento da fala, o tempo é de chuva; mas, ao mesmo tempo, o verbo continuar deixa perceber a informação implícita de que antes o tempo já estava chuvoso

Pedro deixou de fumar

Na frase, diz-se explicitamente que, no momento da fala, Pedro não fuma.

O verbo deixar, todavia, transmite a informação implícita de que Pedro fumava antes.

A informação explícita pode ser questionada pelo ouvinte, que pode ou não concordar com ela.

Os pressupostos, no entanto, têm que ser verdadeiros ou, pelo menos, admitidos como verdadeiros, porque é a partir deles que se constroem as informações explícitas.

Se o pressuposto é falso, a informação explícita não tem cabimento

No exemplo, se Pedro não fumava antes, não tem cabimento afirmar que ele deixou de fumar.

Na leitura e interpretação de um texto, é muito importante detectar os pressupostos, pois o seu uso é um dos recursos argumentativos utilizados com vistas a levar o ouvinte ou o leitor a aceitar o que está sendo comunicado.

Ao introduzir uma ideia sob a forma de pressuposto, o falante transforma o ouvinte em cúmplice, uma vez que essa ideia não é posta em discussão e todos os argumentos subsequentes só contribuem para confirmá-la.

Exemplo de pressuposto falso:

“Os E.E.U.U. vão invadir o Iraque para apreender as armas nucleares lá existentes”.

O pressuposto é de que existem armas nucleares;
O mundo é convencido de que é necessário apreendê-las
Os Estados Unidos aparecem como “bonzinhos”, “salvadores do mundo”
A invasão foi feita
As armas não foram encontradas.

Os pressupostos são identificados quando o emissor veicula uma mensagem adicional a partir de alguma palavra ou expressão. Há vários tipos de palavras com esse tipo de "poder"

Eis alguns tipos:

- verbos que indiquem: mudança, continuidade, término...

Exemplos:

O aluno deixou de sair aos sábados para estudar mais.

(pressuposto: o aluno saía todos os sábados.)

O novo fiscal de rendas continua estudando para concursos.

(pressuposto: o fiscal estudava antes de passar.)

A espera dos candidatos pelo gabarito oficial acabou.

(pressuposto: os candidatos estavam esperando o resultado.)

O caso do contrabando tornou-se público.

(Pressuposto - O caso não era público.)

advérbios com sentido próprio:

Felizmente, não preciso mais estudar.

(pressuposto: o emissor considera a informação boa)

Após uma hora de prova, metade das pessoas havia saído.

(pressuposto: algo aconteceu antes do tempo

Os resultados da pesquisa ainda não chegaram até nós.

(Pressuposto - Os resultados já deviam ter chegado ou Os resultados vão chegar mais tarde.)



“que” em orações subordinadas adjetivas:

Pessoas que fazem cursinhos passam mais rápido. (adjetiva restritiva)

(pressuposto: há pessoas que não fazem cursinho)

Os nerds, que ficam em casa o tempo todo, conseguem melhores notas. (adjetiva explicativa)

(pressuposto: todos os nerds ficam em casa o tempo todo)

Os candidatos a prefeito, que só querem defender seus interesses, não pensam no povo.

(Pressuposto - Todos os candidatos a prefeito têm interesses individuais.)

adjetivos :
Os partidos radicais acabarão com a democracia no Brasil.

(Pressuposto - Existem partidos radicais no Brasil.)


SUBENTENDIDOS

Os subentendidos são as insinuações escondidas por trás de uma afirmação.
Quando um transeunte com o cigarro na mão pergunta:


Você tem fogo?


acharia muito estranho se você dissesse: Tenho e não lhe acendesse o cigarro.

Na verdade, por trás da pergunta subentende-se:

Acenda-me o cigarro, por favor.

O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante:

o pressuposto é um dado posto como indiscutível para o falante e para o ouvinte, não é para ser contestado;

o subentendido é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu.

O subentendido, muitas vezes serve para o falante proteger-se diante de uma informação que quer transmitir para o ouvinte sem se comprometer com ela.

Para entender esse processo de descomprometimento que ocorre com a manipulação dos subentendidos, imaginemos a seguinte situação:

Um funcionário público do partido de oposição lamenta, diante dos colegas reunidos em assembleia, que um colega de seção, do partido do governo, além de ser sido agraciado com uma promoção, conseguiu um empréstimo muito favorável do banco estadual, ao passo que ele, com mais tempo de serviço, continuava no mesmo posto e não conseguia o empréstimo solicitado muito antes que o referido colega. Mais tarde, tendo sido acusado de estar denunciando favoritismo do governo para com os seus adeptos, funcionário reclamante defende-se prontamente, alegando não ter falado em favoritismo e que isso era dedução de quem ouvira o seu discurso.

Na verdade, ele não falou em favoritismo, mas deu a entender, deixou subentendido para não se comprometer com o que disse.
Fez a denúncia sem denunciar explicitamente.
A frase sugere, mas não diz.

A distinção entre pressupostos e subentendidos em certos casos é bastante sutil.

Não vamos aqui ocupar-nos dessas sutilezas, mas explorar esses conceitos como instrumentos úteis para uma compreensão mais eficiente do texto.


Enquanto os pressupostos seriam as mensagens adicionais, os subentendidos seriam os escondidos.Os subentendidos devem ser deduzidos pelo receptor, e justamente por essa ideia de dedução, podem não ser verdadeiros.

Percebe-se aqui outra diferença entre eles, já que os pressupostos são sempre verdadeiros, inclusive quando negamos a frase original.

Para o Brasil seria ótimo que a atual onda de crescimento pudesse se generalizar por toda a américa latina”

Temos dois pressupostos:

o de que antes não tínhamos crescimento e
que, na américa latina, só o Brasil cresce.

O subentendido é, por exemplo,
que o Brasil pode se tornar uma potência mundial.

QUESTÕES:

01. Identifique os pressupostos nos excertos abaixo:

- (...) não podemos aceitar que continue em vigor uma política fiscal ultrapassada e iníqua
(Veja, 10/7/1985).
Continue- pressuposto : a política fiscal já estava em vigor .-

O brasileiro, de índole individualista, é bastante avesso à participação em associações que exerçam alguma pressão em seu benefício (Veja, 11/9/1985).

De índole individualista – pressuposto :todos os brasileiros são individualistas
que - pressuposto: há associações agindo assim

- (...) O PMDB será a poderosa força de centro no contexto do Brasil (Veja, 31/7/1985).

Será- pressuposto: o PMDB AINDA NÃO É A PODEROSA FORÇA DE CENTRO-

O acordo da Argentina com o FMI é acontecimento importante também para o Brasil (George W. Bush, Época 9/9/2003).

Também – pressuposto: o acordo é importante para a Argentina

- Quando soube que estava com o vírus da Aids, tive vergonha de contar. Escondi até de meu marido (Wilma Moreira, Época 29/9/2003).

Soube – pressuposto: antes não sabia
Até- pressuposto: escondeu de outras pessoas


- O corpo feminino é mais sexy que o masculino e eu sou uma profunda apreciadora dele.
(Christina Aguilera, Época 12/7/2004).

mais – pressuposto: o corpo masculino é sexy
Profunda-pressuposto : conhece bem – tem “autoridade” para afirmar.
-

Marcos Palmeira foi meu primeiro homem. (Preta Gil, Época, 12/7/2004).

Foi – pressuposto : tiveram um relacionamento que não acontece mais
Primeiro- pressuposto : não houve outro antes e que houve outro(s) depois


- Com um modelito escandaloso, [Mary Carey] causou furor entre os fãs que se espremiam em torno do tapete vermelho (Isto É, 01/10/2003

Espremiam – pressuposto: muitas pessoas para pouco espaço


2. Identifique os pressupostos e/ou implícitos contidos nos ditados populares abaixo. Justifique suas respostasa)

Deus ajuda quem cedo madruga.

Na frase, há o implícito de que apenas aqueles que levantam cedo recebem o auxílio divino. Se houvesse um pressuposto, haveria uma marca para reforçar essa exclusividade ("Deus ajuda apenas/ unicamente/ só quem cedo madruga").

b) Casa de ferreiro, espeto de pau.

"Implícito, se a casa é de ferreiro o espeto deveria ser de ferro, pois se ele tem essa habilidade, poderia usá-la a seu favor." (Bruna S. RochaSÓ CON


c) Quem vê cara não vê coração.

O implícito presente na frase é que as pessoas que se preocupam unicamente com a beleza física (exterior) não veem o verdadeiro caráter de uma pessoa (interior). Trata-se de um implícito porque esta relação não está especificada literalmente e, portanto, pode ser negada.

d) Quem semeia vento colhe tempestade.

O implícito presente na frase é que quem aprecia causar confusões terá muitos problemas como consequências de seus atos. Apesar de se tratar de uma interpretação consagrada do ditado, nada está especificado nesta frase metafórica: estamos lidando, portanto, com implícitos.


e) Filho de peixe, peixinho é.

É possível analisar que está pressuposto a este enunciado o fato de todo peixe ser filho de peixe. Contudo, o ditado vai muito além de sua interpretação literal: o que está em jogo (e fica implícito na frase) são as características passadas irremediavelmente de pai para filho.

f) Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

O que fica implícito na frase é que a paciência e a persistência podem levar ao alcance de objetivos. Considerado literalmente, o ditado perde seu sentido original - ou seja, o que ficou consagrado nesta frase foram seus implícitos.


3) Em “Infelizmente, meu pai ainda não parou de fumar.”:

a) há 2 informações pressupostas e 1 subentendida.
b) há 2 informações subentendidas e 1 pressuposta.
c) há 3 informações pressupostas.
d) há 3 informações subentendidas.
e) não há informação implícita.


Resposta c
percebe-se a existência de 3 pressupostos em virtude das palavras "infelizmente", "ainda" e "parou".


4)Ao se preparar para sair de casa, a fim de encontrar sua(seu) namorada(o) na praia, ela(e) liga e o(a) alerta de que o tempo está nublado, não é possível subentender a seguinte informação:

a) é indicado levar um guarda-chuva.
b) ela(e) está preocupada(o) com você.
c) choveu há algumas horas.
d) o passeio devia ser cancelado.
e) ela(e) quer ir a outro lugar.


Resposta c
não se pode subentender que choveu anteriormente por conta do tempo estar nublado.



http://www.julianoribeiro.com.br/troca/nivel_portugues/apostila_ptg.pdf
http://portugauss.blogspot.com/2010/04/aula-3-exercicios-de-interpretacao.html
http://diegobgarcia.blogspot.com/2009_06_01_archive.html

3 comentários:

  1. Muito boa explicação, a melhor que achei na net ! Agradecida !

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