domingo, 2 de outubro de 2011

AMBIGUIDADE


AMBIGUIDADE ou ANFIBOLOGIA

Significados:

1. Qualidade ou estado de ambíguo: que se pode tomar em mais de um sentido; equívoco; impreciso; incerto.
2. O mesmo que anfibologia: duplicidade de sentido numa construção sintática.

Origem– Do latim ambiguitate.
Formação– De ambíguo + dade (derivação sufixal).

Análise fonética–
Am-bi-gui-da-de: palavra paroxítona;
am = dígrafo;
ui = ditongo crescente oral;
onze letras e dez fonemas.

An-fi-bo-lo-gi-a: palavra paroxítona;
an = dígrafo;
i-a = hiato;
dez letras e nove fonemas.

Análise morfológica– Substantivo derivado, simples, abstrato, comum, feminino: a ambiguidade, uma ambiguidade.
Plural – Ambiguidades, anfibologias.

A função da ambiguidade

A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem.
É uma figura de palavra e de construção.
Embora funcione como recurso estilístico, a ambiguidade também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má colocação da palavra na frase.
Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o significado da oração.


SEU, SUA, DELE, DELA


Quando os possessivos seu, sua, seus, suas derem margem à ambiguidade, devem ser trocados por dele, dela, deles, delas.

Construções certas e erradas:

Você sabe que eu gosto de seu pai, mas recuso-me a seguir a sua opinião.
Você sabe que gosto de seu pai, mas recuso-me a seguir a opinião dele.

Você e sua mãe me fazem feliz. Sem o seu apoio, eu não sou ninguém.
Você e sua mãe me fazem feliz. Sem o apoio dela, eu não sou ninguém.

Tenho verdadeira admiração por sua mãe, mas sinto que sua admiração por mim é fraca.
Tenho verdadeira admiração por sua mãe, mas sinto que a admiração dela por mim é fraca.

Sinto que você e seu pai me apoiam. Mas preciso acreditar mais no seu empenho.
Sinto que você e seu pai me apoiam. Mas preciso acreditar mais no empenho dele

ESPERANDO BEBÊ

Frase ambígua – “Depois dos exames, a médica disse-lhe que estava esperando bebê”.
Duplo sentido – Nessa construção, não se sabe quem estava esperando bebê. A paciente (que foi submetida a exames) ou a médica?

Correção:
Depois dos exames, a médica informou que a paciente estava esperando bebê.
Submetida a exames, a paciente recebeu da médica a informação de que estava esperando bebê.
Depois de ser submetida a exames, a paciente foi informada pela médica de que estava esperando bebê.
Depois dos exames, a médica disse à paciente: “você está esperando bebê”.
Depois dos exames, a média disse-lhe: “você está esperando bebê”.

ENSINANDO A LER

Frase ambígua – “Desde os três anos, meu pai já me ensinava a ler”.
Duplo sentido – Nessa construção, a expressão “desde os três anos” pode ser aplicada ao pai (o que seria absurdo) ou ao filho (sentido mais lógico). Afinal, quem tinha três anos? O pai ou o filho?
Correção:
Desde que eu tinha três anos, meu pai já me ensinava a ler.
Meu pai ensinava-me a ler desde que eu tinha três anos de idade.
Eu tinha apenas três anos, e meu pai já me ensinava a ler.

" (...) os corpos do casal B serão exumados pela segunda vez nesta semana." (Folha de S.Paulo)
Comentário: os corpos serão exumados pela segunda vez desde que foi iniciado o inquérito ou os corpos serão exumados duas vezes numa mesma semana, "nesta semana"? (Unicamp)

"O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu um peru fantasiado de marine no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos." (Veja, 09/01/91)

Comentário: Às vezes, quando um trecho é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que lê. Um bom exemplo é o trecho acima, no qual há duas ambiguidades, uma decorrente da ordem das palavras e a outra, de uma elipse do sujeito.


"... onde comeu peru fantasiado de marine ..."
"... no mesmo bandejão em que era servido ..."
Comentário: Pode-se entender que o peru estivesse fantasiado de marine (fuzileiro naval), e não o presidente. Por outro lado, é possível entender que o presidente estivesse sendo servido aos soldados no bandejão, e não o peru.
Correção: O presidente americano, fantasiado de marine, produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, quando comeu peru no mesmo bandejão de que se serviam os soldados americanos.
Comentário:
O leitor deve levar em conta o fato de que o peru não estaria fantasiado de marine, nem o presidente poderia ser servido aos soldados americanos em um bandejão.

MATANDO A MÃE
Frase ambígua – “Carlinhos tinha quatro anos quando o pai matou sua mãe”.
Duplo sentido – Quem matou quem? O pai de Carlinhos matou a própria mãe? Ou matou a mãe de Carlinhos?
Correção:
Carlinhos tinha quatro anos quando o pai matou-lhe a mãe.
Quando o pai matou a mãe de Carlinhos, o menino tinha apenas quatro anos.
Carlinhos tinha quatro anos quando a mãe dele foi morta. Quem a matou foi o pai do menino.
A mãe de Carlinhos foi assassinada quando ele tinha quatro anos. Quem cometeu o crime foi o pai do menino.

HÁ OUTROS EXEMPLOS NA APRESENTAÇÃO QUE ENVIAREI PARA O EMAILS QUE POSSUO.

ATIVIDADE INDIVIDUAL OU EM GRUPO ( NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES = 4, DESDE QUE A PARTICIPAÇÃO SEJA SIGNIFICATIVA:

CRIAR UM TEXTO ( CENA) EM QUE OCORRA ALGUM TIPO DE INTERTEXTUALIDADE E SITUAÇÃO DE AMBIGUIDADE.


O EXERCÍCIO DEVERÁ SER APRESENTADO PARA OS COLEGAS NA SEMANA DE 10 A 14/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário