Alunos,
Preparando nosso retorno, gostaria de expor nossa situação com relação aos:
Conteúdos e atividades a serem trabalhados, CONFORME PLANO DE CURSO, A SEREM MINISTRADAS PELO DOCENTE
Tema 1 – USOS DA LÍNGUA: 
1.Língua e linguagens;  ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
2.Variação lingüística; ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
3.Elementos da comunicação;  Funções da linguagem; ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
4.Relação entre a oralidade e a escrita; 
5.Conotação e denotação; 
6.Figuras da linguagem; 
7.Tipologia Textual;
8.Interlocução. 
Tema 2 –DIÁLOGO ENTRE TEXTOS – UM EXERCÍCIO DE LEITURA 
9.Procedimentos de leitura; 
10.Leitura de imagens (linguagem não-verbal); ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
11.A arte de ler o que não foi dito; 
12.Ambigüidade; 
13.Intertextualidade; 
14.Narração  ( ESTAMOS TRABAHANDO – ESTRUTURA NARRATIVA- PERSONAGEM – NARRAÇÃO)
Tema 3 –ENSINO DE GRAMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES: 
15.Fonética; ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
16.Ortografia; 
17.Estrutura e formação de palavras; 
18.Classe de palavras 
Tema 4 – TEXTO COMO REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO E A CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL 
19.Literatura: texto e contexto; 
20.Estilo;
21.Gêneros literários; 
22.Trovadorismo; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
23.Humanismo; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
24.Classicismo; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
25.Barroco; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
26.Arcadismo ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
Teremos muito  trabalho pela frente, mas tenho certeza de que, de maneira alguma, vocês serão prejudicados.
•	O calendário de reposição é uma atribuição da escola e, ainda, não sei como será feito.
•	Com relação às avaliações que haviam sido marcadas para o período em que ocorreu a greve, remarcaremos da melhor forma possível ( possibilidades colocadas na postagem anterior)
•	Já havia antecipado uma idéia de trabalhar os conteúdos com os emails das turmas, meu blog e  meu email para esclarecimento de dúvidas.
•	Para poupar tempo e transtornos de montagem de equipamentos, pensei em experimentar o seguinte:
o	Envio de apresentações e atividades dos  próximos assuntos para os emails das turmas;
o	Esclarecimento de dúvidas gerais em sala de aula.
o	Esclarecimento de dúvidas particulares através do meu email ou dos comentários de cada postagem no Blog.
o	Em sala, também continuaremos trabalhando leitura de redações que, depois, serão postadas nos blogs das turmas. ( Quem sabe, se possa fazer um livro com todo esse material)
•	Creio que será um processo interessante, mas preciso da boa vontade de vocês.
•	As dificuldades de quem não possui internet poderão ser resolvidas com os computadores da escola ( Biblioteca) ou com o auxílio dos amigos.
•	Conversem comigo, caso a dificuldade permaneça e tentarei encontrar outra saída.
Voltando ao conteúdo e já experimentando, estou enviando para os emails das turmas o próximo conteúdo: 4.Relação entre a oralidade e a escrita. É um assunto simples, mas que não deve ser esquecido. Vejam o anexo, comentem e esclareçam dúvidas.
Reafirmo que é uma EXPERIÊNCIA ABERTA A DISCUSSÕES.
Por favor, tentem colaborar!  Poderá ser bom para todos nós.
Grata
Kiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário