terça-feira, 14 de junho de 2011

PROPOSTA DE FORMA DE TRABALHO

Alunos,

Preparando nosso retorno, gostaria de expor nossa situação com relação aos:

Conteúdos e atividades a serem trabalhados, CONFORME PLANO DE CURSO, A SEREM MINISTRADAS PELO DOCENTE

Tema 1 – USOS DA LÍNGUA:
1.Língua e linguagens;  ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
2.Variação lingüística; ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
3.Elementos da comunicação;  Funções da linguagem; ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
4.Relação entre a oralidade e a escrita;
5.Conotação e denotação;
6.Figuras da linguagem;
7.Tipologia Textual;
8.Interlocução.
Tema 2 –DIÁLOGO ENTRE TEXTOS – UM EXERCÍCIO DE LEITURA
9.Procedimentos de leitura;
10.Leitura de imagens (linguagem não-verbal); ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
11.A arte de ler o que não foi dito;
12.Ambigüidade;
13.Intertextualidade;
14.Narração ( ESTAMOS TRABAHANDO – ESTRUTURA NARRATIVA- PERSONAGEM – NARRAÇÃO)
Tema 3 –ENSINO DE GRAMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES:
15.Fonética; ( JÁ TRABALHADO – DÚVIDAS?)
16.Ortografia;
17.Estrutura e formação de palavras;
18.Classe de palavras
Tema 4 – TEXTO COMO REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO E A CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
19.Literatura: texto e contexto;
20.Estilo;
21.Gêneros literários;
22.Trovadorismo; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
23.Humanismo; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
24.Classicismo; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
25.Barroco; ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)
26.Arcadismo ( PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA- TRABALHANDO)

Teremos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza de que, de maneira alguma, vocês serão prejudicados.
• O calendário de reposição é uma atribuição da escola e, ainda, não sei como será feito.
• Com relação às avaliações que haviam sido marcadas para o período em que ocorreu a greve, remarcaremos da melhor forma possível ( possibilidades colocadas na postagem anterior)
• Já havia antecipado uma idéia de trabalhar os conteúdos com os emails das turmas, meu blog e meu email para esclarecimento de dúvidas.
• Para poupar tempo e transtornos de montagem de equipamentos, pensei em experimentar o seguinte:
o Envio de apresentações e atividades dos próximos assuntos para os emails das turmas;
o Esclarecimento de dúvidas gerais em sala de aula.
o Esclarecimento de dúvidas particulares através do meu email ou dos comentários de cada postagem no Blog.
o Em sala, também continuaremos trabalhando leitura de redações que, depois, serão postadas nos blogs das turmas. ( Quem sabe, se possa fazer um livro com todo esse material)
• Creio que será um processo interessante, mas preciso da boa vontade de vocês.
• As dificuldades de quem não possui internet poderão ser resolvidas com os computadores da escola ( Biblioteca) ou com o auxílio dos amigos.
• Conversem comigo, caso a dificuldade permaneça e tentarei encontrar outra saída.
Voltando ao conteúdo e já experimentando, estou enviando para os emails das turmas o próximo conteúdo: 4.Relação entre a oralidade e a escrita. É um assunto simples, mas que não deve ser esquecido. Vejam o anexo, comentem e esclareçam dúvidas.

Reafirmo que é uma EXPERIÊNCIA ABERTA A DISCUSSÕES.

Por favor, tentem colaborar! Poderá ser bom para todos nós.

Grata
Kiki





Nenhum comentário:

Postar um comentário