I. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO:
 PROVIDENCIAR PASTA COM ELÁSTICO  PARA  MANTER TODO O  MATERIAL  PESQUISADO ;
 COMPLEMENTAR PESQUISA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DADAS ;
 AS ANOTAÇÕES  FEITAS PELA PROFESSORA DEVEM SER ATENDIDAS E  MANTIDAS NA PASTA;
 ESSE MATERIAL DEVE SER CONSULTADO SEMPRE QUE NECESSÁRIO E PODERÁ SER SOLICITADO PELA PROFESSORA EM QUALQUER FASE DO ANDAMENTO DO PROJETO.
 EM TODAS AS ETAPAS DO PROJETO , DEVE-SE LEMBRAR :
      o  “OBJETIVO:- Relacionar a PRODUÇÃO LITERÁRIA com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período de 1189/1198 – 1836
      o  ORDEM  : EM PORTUGAL: TROVADORISMO, HUMANISMO, CLASSICISMO, BAROCO e ARCADISMO
NO BRASIL: LITERATURA DE INFORMAÇÃO, BARROCO e ARCADISMO
      o TEMPO :  O material deve ser suficiente para um vídeo de aproximadamente trinta minutos.
II. SEGUNDA  ETAPA : SELEÇÃO E ANÁLISE:
o CAPA:
• ETEC “MARTIN LUTHER KING”
• PROJETO: “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA” 
• ETAPA 2 : SELEÇÃO E ANÁLISE
• NOME E NÚMERO DOS COMPONENTES
• DATA  MARCADA PARA ENTREGA ___/___/2011  
•  DATA QUE ENTREGOU ___/___/2011 ( A PROFESSORA PREENCHE)
o ESCOLHER OS TEXTOS  LITERÁRIOS  QUE  DEVERÃO SER UTILIZADOS NO TRABALHO, DE ACORDO COM O OBJETIVO DO PROJETO E  A FORMA DE APRESENTAÇÃO QUE PRETENDEM  ADOTAR ;
o DECIDIR SE SERÃO USADOS TRECHOS  OU TEXTOS NA ÍNTEGRA;
1. COPIAR OU COLAR O TEXTO
2. DESTACAR A PARTE   A SER ANALISADA
3. COMENTAR O TEXTO ( O QUE SIGNIFICA)
4. RELACIONAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA LITERÁRIA
5. RELACIONAR COM “com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período”
6. OUTROS COMENTÁRIOS QUE JULGAR INTERESSANTES
7. NOME E NÚMERO DO(A) ALUNO(A) QUE FEZ A ANÁLISE
OBSERVAÇÃO: USAR A LINGUAGEM DO ALUNO 
NÃO COPIAR
EXEMPLO:
TROVADORISMOTEXTO 1.
1. COPIAR OU COLAR O TEXTO
Cantiga da Ribeirinha  
   Paio Soares de Taveiró
No mundo nom me sei parelha  
 mentre me for como me vai,  
 ca ja moiro por vós e ai!  
 mia senhor branca e vermelha,  
 queredes que vos retraia  
 quando vos eu vi em saia.  
 Mao dia me levantei  
 que vos entom nom vi fea!  
 E, mia senhor, des aquelha  
 me foi a mi mui mal di’ai!  
 E vós, filha de Dom Paai  
 Moniz, e bem vos semelha  
 d’aver eu por vós guarvaia,  
 pois eu, mia senhor, d’alfaia  
 nunca de vós ouve nem ei  
 valia d’ua correa.
3.COMENTAR O TEXTO ( O QUE SIGNIFICA)
O texto fala de um homem apaixonado que tenta demonstrar seus sentimentos. Coloca seu sofrimento como o maior de todos ( ninguém se assemelha a ele) ; pois, seu sofrimento é um elogio á mulher amada. Apaixonou-se no momento em que a viu. Ao invés de dizer que ela estava bonita,  diz que não estava feia e fala da vestimenta da moça. Pela intensidade de seu amor, acha que mereceria um grande prêmio como recompensa, mas sabe que ela não pode corresponder 
4.RELACIONAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA LITERÁRIAÉ uma cantiga de Amor  do período trovadoresco. O eu lírico é masculino e coloca-se como vassalo da mulher amada, num amor impossível  por uma mulher casada ou de uma nobreza superior à sua. Trata-se do amor cortês .
A mulher é idealizada e não pode ser identificada.
5.RELACIONAR COM “com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período”O período histórico em  que surgiu o Trovadorismo  foi marcado por um sistema econômico e político chamado 
Feudalismo, que consistia numa hierarquia rígida entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro indivíduo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados.  
          Essa relação de dependência entre suserano e vassalo era chamada de vassalagem. 
          Assim, o senhor feudal ou suserano era quem detinha o poder, fazendo a concessão de uma porção de terra a um vassalo, encarregado de cultivá-la.
6.OUTROS COMENTÁRIOS QUE JULGAR INTERESSANTESComo vimos na Cantiga da Ribeirinha, o homem se coloca como vassalo da mulher  amada,refletindo o feudalismo
 ( vassalagem).
7.NOME E NÚMERO DO(A) ALUNO(A) QUE FEZ A ANÁLISE
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX  N° xxxx
Nenhum comentário:
Postar um comentário